terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

vermelhos de matisse


Sentava-se de cócoras.
Sentava-se e sentia o corpo todo. 
O corpo dela apoiado sobre o baixo-ventre: quente. Tão quente que era o seu corpo quando se sentava de cócoras a ver desfazer o bicho.
Lembra-se disso e lembra-se do cheiro que, esse, nunca o esqueceu. Que ela, a bem dizer, nem sequer o lembra, antes esse odor lhe está entranhado como coisa que lhe existe, coisa sua, como lhe é o nariz adunco e o cabelo muito liso da cor das barbas do milho.
Um odor estranho. 
Um cheiro que lhe surge, intenso e apenas seu.
- Sentes o cheiro? - deixou de perguntar aos que a rodeiam.
Aprendeu que só ela sente esse odor que lhe surge associado ao tom de vermelho, seja vestido, echarpe, sapato ou brincos, como aqueles que o pai lhe ofereceu no dia em que fez o exame.
Um odor intenso, nauseabundo e encharcante que lhe enche as narinas sempre que olha o sol a poisar no horizonte e a fez vomitar quando se picou na agulha na aula de lavoures.
Hoje, ainda almareia frente a uma obra de arte.
Um quadro com vermelhos, e vem-lhe aquele odor, misto de recordação carinhosa de uma infância dolente e o asco que sempre disfarçou a ver desfazer cabras de mato e coelhos e porcos. O sol vermelho de Miró nem tanto, mas agoniam-na alguns raros rubros de Vincent van Gogh e muito em particular as tonalidades que lhe confere Matisse na sua harmonia em vermelho.






4 comentários:

Anónimo disse...

Fico feliz que tenha voltado ao berço, mas aconselho não deixares de todo o FB. Só para te dizer que no Varal cheguei a ter 750 seguidores e depois de 12 anos tenho pouco mais de 600, com três visitas por dia. Ao passo que no FB tenho uma página com 5 000 e outra com 1060 crescendo todos os dias. Posto simultaneamente em dois blogs e nas duas páginas do FB. Concordo que o blog é muito mais duravel e pode ser menos superficial, mas o retorno em termos de visitas, curtidas e até comentários é, hoje, infinitamente maior no FB.

Maria de Fátima disse...

agradeço e tenho essa consciencia, eu que nem seguidores tenho mais que 3 ou 4 rss! mas neste espaço apetece mais colocar "coisas sérias" e é fácil acder a elas e o registo é mais estável diarizando o que fazemos...vou tentar fazer a ponte como FB, mas sem mais intenções do que me dar o gozo de postar e saber o quê passados ...anos :)

wind disse...

Sublime. Desde a descrição de tudo, a referência aos pintores, enfim, és tu mesma:)
Beijos

Maria de Fátima disse...

Obrigada Wind! sabe-me bem este vcoltar a colocar os textos aqui

adoro estes espectáculos - este é no mercado de Valência

desafio dos escritores

desafio dos escritores
meu honroso quarto lugar

ABRIL DE 2008

ABRIL DE 2008
meu Abril vai ficando velhinho precisa de carinho o meu Abril

Abril de 2009

Abril de 2009
ai meu Abril, meu Abril...




dizia ele

"Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas quanto à primeira não tenho a certeza."
Einstein