sábado, 8 de agosto de 2009

verdades

Enforcou-se numa manhã de Outubro.
Colocou um cinto em volta do pescoço e dependurou-se na árvore que o pai plantara em frente da porta da entrada.
Não deixou bilhete nem carta.
Nem deixou uma poça de sangue que fosse semelhante ao sangue que lhe escorreu nas pernas quando retirou a agulha: um toque pastoso como o escorrer dos ovos esmagados, quando os trazia dos ninhos, aparados nas saias.
Ardeu em febre e delirou.
Ninguém que lhe pusesse uns pachos de água com vinagre ou lhe fizesse um chá. Ninguém que chamasse o doutor.
Apenas vieram dizer-lhe que ele morrera, havia umas horas. Que o cinto apertara a preceito quase no mesmo instante em que pontapeou o banco com os pés descalços. Que não sofrera.
Quem veio anunciar, segura que era seu dever que lho dissesse, nem se apercebeu. E nem chorou com ela as lágrimas do seu imenso desespero.
Um choro que nem ela sabia se era dor por os perder ou se o seu choro eram lágrimas de uma imensa culpa por se ver livre deles.

6 comentários:

wind disse...

Escritora, um texto muito forte!
Beijos

A OUTRA disse...

Quantas vezes a realidade é essa!
Maria

Carlos Gil disse...

senti-o na primeira pessoa

Mena G disse...

Preto no branco! Entre o preto e o branco, todas as necessarias tonalidades de cinzento.Lindo texto!

entremares disse...

- Vá… vai tu primeiro…

- Eu ? Porquê? Eu sou rapariga, tu és rapaz… tu tens que ir à frente…

- Mas eu sou… cavalheiro. E além disso, sei que estão à tua espera… em primeiro lugar…

- … Hum… parece-me ver aí uma pontinha de… medo, talvez?

- Medo? Não digas disparates… Os homens não têm medo, isso é coisa de mulheres…

- Convencido… então vá, vamos os dois ao mesmo tempo…

- Ao mesmo tempo? É impossível.

- Se tu já tivesses nome, eu agora rogava-te uma praga… és rapaz… mas és um medricas… mas não faz mal, eu vou à frente…

- Faz favor… e vê se não choras muito, está bem?

- Chorar? Porque não ? Eu gosto de chorar…

- Mas eu não gosto de ver as raparigas chorar… não me sinto bem com isso…

- Não há dúvida… tu nem pareces meu irmão… e muito menos irmão gémeo…

- Sim, sim, sim… vá… vai lá, vai lá, que a mãe já está a ficar impaciente…

- Está bem… desejas-me sorte?

- Oh, irmãzinha… claro que sim… toda a sorte do mundo…. E agora, deixa-te de conversas e vê se nasces… está bem?

- Prometes que vens logo atrás de mim?

- Prometo, está descansada… vá, vai lá…



Deu-lhe um beijo na testa e empurrou-a suavemente.

Segundos depois, ouviu-a chorar.

Sorriu, aliviado. Agora chegara a sua vez.


- Pronto… chegou a hora… vamos a isto…

Unknown disse...

Boa noite Maria de Fátima.

Ocupo este espaço para lhe dar a conhecer a www.bubok.pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. O processo é muito simples e o controlo está sempre nas mãos de quem publica. Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, conselhos, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.

Em www.bubok.pt encontra todas as ferramentas e serviços que necessita para publicar e vender as suas obras, em formato electrónico ou em papel. Porque a Bubok tem preocupações com o ambiente, o seu serviço de publicação funciona segundo sistema Print-on-Demand: só se imprimem os livros encomendados, não sendo necessário um número mínimo para o fazer e sem originar excedentes.

A nossa prioridade é o autor. Em www.bubok.pt é você quem define o processo editorial da obra e, para além de publicar as suas ideias facilmente, recebe 80% dos lucros das vendas.

Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

O seu livro está nas suas mãos. No entanto, se precisar de algum esclarecimento, não hesite! O meu contacto é: marta.furtado@bubok.com.

adoro estes espectáculos - este é no mercado de Valência

desafio dos escritores

desafio dos escritores
meu honroso quarto lugar

ABRIL DE 2008

ABRIL DE 2008
meu Abril vai ficando velhinho precisa de carinho o meu Abril

Abril de 2009

Abril de 2009
ai meu Abril, meu Abril...




dizia ele

"Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas quanto à primeira não tenho a certeza."
Einstein