sexta-feira, 1 de março de 2019

narcisos e outras flores


Chegamos hoje ao terceiro mês do ano.
Aí está a Primavera a anunciar-se em narcisos e outras flores e, ao menos por aqui, tem sido um inverno xoxo.
Não é de falta de frio que me queixo, mas uma chuva a sério tinha calhado.
Uma chuva que se visse. 
Um dia e outro e mais outro, as valetas escorrendo, as goteiras a pingarem que nem lágrimas de viúva e, nas vidraças das janelas, correrias de linhas de água a fazerem os sonhos das crianças: cobras transparentes, colares de alguma princesa...
- Rios de áfrica! - pensarias tu que lá estiveste
Uma chuva que caísse dias seguidos, mas que, no ent(ret)anto, lá pelo final de tarde, desse lugar a um sol doirando nuvens que fizessem tréguas, sossegadas da função de se abrirem em água.
Tardes de ter escampado. 
Haveríamos de aplicar o termo nesses dias de chuvada como era antigamente e, nas ruas, os guarda-chuva encalhariam uns nos outros: pedaços de pagodes chineses multicores deambulando, e os corpos agradecidos por não ficarem molhados até aos ossos.
Coisas que só acontecem em dias de invernos como deve.
Coisas que esquecemos com invernos defeituosos como está sendo este.
É que, não fosse o friozinho que se deu, e nem apreciaríamos a Primavera a rebentar em narcisos e mais flores...
E, ainda assim, foi um frio que se aconteceu quase só pelas noites que, pela hora do meio-dia, o sol fervia-nos no corpo, mesmo nos dias curtos, mesmo nos dias de raios de luz tão rasos que se diriam projectar-se na horizontal.
Já é hoje dia um de Março, o Carnaval por todo o lado, e nem um lamaçal. 
Nenhum pedaço de terreno onde enlamear umas botas ou onde as rodas do carro fizessem patinado.
Como hão-de crescer estas crianças sem saber o que é chegar a casa coberto de lama?!
O que é um inverno sem poder  dizer, o guarda-chuva na mão, dobrado, sem qualquer préstimo: acabei de apanhar uma casaca de água.

8 comentários:

Maré Viva disse...

Ler estes textos lava nos a alma!

wind disse...

É o aquecimento global, mas eu gosto assim, pois detesto chuva:)
Beijos

Maria de Fátima disse...

Desabituei-me dos nick names e terei dissociado o teu duma realidade que ja terei conhecido...ficamos assim e nesse estado agradeco a quem leu e comenta de modo tao intenso. Obrigada.

Maria de Fátima disse...

Nao sabes o que perdes...

Mena G disse...

Foi um Inverno seco, infelizmente. Tenho os guarda-chuvas cheios de pó. Primavera antecipada com pássaros que me acordam em cantos que desconhecia. Disso gosto. E do teu texto também.

Maria de Fátima disse...

Ainda bem que ainda gostas :)

Pedro disse...

Cá para mim devia chover, sim, mas só às noites.

Maria de Fátima disse...

era na era Pedro?! obrigada pela visita

adoro estes espectáculos - este é no mercado de Valência

desafio dos escritores

desafio dos escritores
meu honroso quarto lugar

ABRIL DE 2008

ABRIL DE 2008
meu Abril vai ficando velhinho precisa de carinho o meu Abril

Abril de 2009

Abril de 2009
ai meu Abril, meu Abril...




dizia ele

"Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas quanto à primeira não tenho a certeza."
Einstein